quarta-feira, 12 de março de 2014

Entrevista a Jorge Correia - Presidente da ACR Os Marretinhas

O repórter online do Espaço Padinense foi conhecer mais sobre os Marretinhas e entrevistou Jorge Correia, actual presidente. 
Os Marretinhas são uma associação já enraizada na nossa comunidade datando de 1981 a sua fundação tal e qual denuncia o seu símbolo. Após um interregno de alguns anos estão de volta e cheios de vontade a retomarem o sucesso de outros tempos.


Espaço Padinense (EP) - Há uns anos atrás Os Marretinhas encerraram actividade e recentemente retomaram-na. Podes dizer-nos quais os motivos que levaram a estas duas decisões?
Jorge Correia (JC) - O que levou os Marretinhas a encerrar a sua actividade  foi principalmente o cansaço dos directores que passaram 8 anos consecutivos no leme desta associação sem grande ajuda, lutando diariamente com problemas do foro económico e logísticos. O apoio da Junta de Freguesia na altura não era suficiente e os Pais dos nossos 60 atletas não atribuíam o devido valor ao nosso trabalho. Como é óbvio o desanimo e o cansaço apoderou-se de nos todos e tomamos a decisão de suspender a actividade para podermos descansar um pouco, no entanto os anos foram passando e a conjuntura não era propicia para voltarmos a iniciar a nossa actividade. Durante o verão do ano passado assumi o compromisso com antigos atletas dos Marretinhas que a reactivação da Associação poderia ser uma realidade se todos participasse neste projecto e por volta do mês de Outubro os mesmo jovens procuraram-me e convenceram-me a tomar conta novamente deste projecto com o apoio deles e de alguns ex directores 

EP - Iniciaram actividade com a abertura da sua sede, espaço que anteriormente não tiveram. Sentem que esta sede é fundamental para o desenvolvimento dos Marretinhas?
JC - Quando tomamos a decisão de reiniciar a actividade do Marretinhas acordamos que desta vez teria que ser de uma forma diferente, isto é de uma forma mais sustentada em termos de autonomia financeira e uma das formas de conseguirmos isto era através da abertura de um espaço em que fosse possível chamar os nossos sócios e simpatizantes para nos ajudarem a angariar as verbas necessárias para desenvolvermos todas as actividades do foro desportivo e cultural que temos projectadas. 

EP - Os Marretinhas estavam vocacionados para o futsal, mantém-se essa vocação ou pretendem alargar a outras áreas?
JC - Claro que a principal área para a qual esta associação esta vocacionada é o Futsal, no entanto a direcção dos Marretinhas é constituída por directores muito dinâmicos e ja existem vários projectos para alem do futsal na área do desporto mas também na vertente cultural e possivelmente social.

EP - Muitas crianças e jovens - hoje adultos - passaram pelos Marretinhas e lá fizeram parte da sua formação. Pretendem manter essa função formativa?
JC - Sim a formação de crianças na vertente desportiva e não só, é sem duvida uma das nossas prioridades. É com grande orgulho e alegria que hoje constatamos a importância que os Marretinhas tiveram na educação e formação de grande parte dos Jovens da nossa freguesia. 

EP - Quantos sócios têm os Marretinhas e quais são as perspectivas futuras?
JC - Os Marretinhas tiveram de fazer novamente uma angariação de sócios desde o zero, no entanto tem corrido muito bem, pois ja temos 152 sócios neste momento.

EP - Certamente será um projecto essencialmente virado para a freguesia mas não excluem quem dele queira fazer parte, correcto?
JC - Esta associação esta de facto mais direccionada para os jovens da nossa freguesia mas como é claro nunca fecharemos as portas a qualquer jovem que demonstrar vontade de participar neste projecto.

EP - Quais são as dificuldades mais sentidas?
JC - Neste momento as dificuldades mais sentidas esta relacionadas com a parte logística pois gerir um espaço comercial não é muito fácil e sentimos que a população ainda olha para este projecto com alguma descrença.

EP - Projectos a curto prazo?
JC - A Curto prazo pretendemos realizar um torneio inter- gerações Marretinhas no dia 1 de Maio que é a data comemorativa da formação dos Marretinhas, para o dia 1 de junho temos previsto actividades para comemorar o dia mundial da criança e esperamos em Maio com a ajuda da Junta de Freguesia iniciar a actividade das escolinhas Marretinhas.

EP - E a longo prazo?
JC - Em Setembro pretendemos iniciar actividade das nossas equipas seniores e infantis no campeonato distrital de Futsal 2014/2015.

EP - O que esperam da freguesia e da sua população e o que podem eles esperar dos Marretinhas?
JC - DA Freguesia e da população esperamos apoio e reconhecimento do nosso papel  social e desportivo junto dos jovens, dos Marretinhas podem esperar muito trabalho, muitas actividades novas e principalmente muito apoio a todos os jovens que quiserem se juntar ao nosso projecto


Sem comentários:

Enviar um comentário