terça-feira, 29 de abril de 2014

Padim da Graça nos jornais regionais


Multidão venerou Senhora da Graça
autor

A majestosa Procissão dos Rosários foi ontem um dos pontos altos das festividades em honra de Nossa Senhora da Graça que estão a decorrer em Padim da Graça. Centenas de pessoas juntaram-se junto à capela onde se venera a imagem a Senhora para assistirem ou participarem neste acto religioso que percorreu os principais lugares da freguesia.

Integrando andores magnificamente ornamentados com arranjos de flores naturais, o centro das atenções foi o que transportava a imagem de Nossa Senhora da Graça, por quem os populares têm particular devoção.
São necessários oito homens para transportar o pesado andor e garante quem já cumpriu esta tarefa que “faziam falta uns dez, porque é muito pesado”.

No decurso da procissão destaque igualmente para as muitas dezenas de figurados que integraram o cortejo, com realce para mulheres e meninas que trajando azul e branco levavam nos braços a imagem de um bebé, recriando assim a imagem da Senhora da Graça. “É sempre assim. Esta procissão leva muitos figurados, sobretudo muitas crianças. Uns participam por promessa e outros por tradição”, referiu uma habitante da terra ao ‘CM’ realçando ainda que apesar de esta festa se realizar numa capela, a da Senhora da Graça, é a maior e mais emblemática desta freguesia. “Temos uma devoção muito grande à Senhora da Graça. É ela que nos dá nome à terra”, disse.

No programa de ontem, destaque ainda para a actuação de duas bandas filarmónicas, presenças já imprescindíveis nesta festa. A Banda Filarmónica Mamarrosa e o Grupo Recreativo e Musical — Banda Famalicão cativaram o público e protagonizaram outro momento alto da festa quando, ao final do dia, fizeram a actuação da despedida perante o andor da Senhora da Graça.

Bastante concorrido foi também o arraial de sábado, com a actuação de Adriana Lua. Quem lá esteve garante que foi dos anos mais concorridos. “Ninguém se mexia. Foi um espectáculo lindo”, garante. As festas terminam hoje, com missa e sermão às 20 horas, seguindo-se a tradicional ‘batalha das flores’.

Sem comentários:

Enviar um comentário